sexta-feira, 22 de abril de 2016

Anador Chambá, ou Melhoral

O Anador é uma planta com os mesmos princípios ativos do remédio que você encontra nas farmácias. Tem poder cicatrizante, calmante, anti-inflamatório e analgésico, e seu chá cumpre a função de tratar dores de cabeça e outras indisposições (ansiedade, problemas pulmonares, cortes e feridas..). Já falei sobre esta planta (aqui) e agora vou lhes mostrar uma outra espécie que consegui e que já "pegou" bem, o Chambá, ou Melhoral. Suas folhas lembram as folhas de menta.

Lembro mais uma vez que todo medicamento fitoterápico só pode ser ministrado sob a orientação de um médico, pois há efeitos secundários. No caso do Anador, há relatos de alucinação quando ministrado de forma exagerada e grávidas e lactantes devem evitar seu consumo.

Este tipo de planta é praticamente uma praga, consegui uma pequena muda e ela rapidamente se alastrou por todo o vaso. O segredo é mantê-la sempre podadinha, corte as pontas e deixe-as sempre neste formato meio arredondado, como sugere a foto. Aproveite as folhas das podas para fazer um chazinho e relaxar.

Os cuidados são: Plante em local ensolarado, regue uma vez ao dia, pode com frequência. É planta perene, então não precisa adubar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário