quinta-feira, 21 de abril de 2016

Cultivando Jasmim

A flor de jasmim é altamente perfumada. De longe dá para sentir o seu aroma no ar. É um tipo de flor comestível, mas seu uso é mais comum em chás, que tem poder revigorante.

Existem várias espécies de jasmim, em forma de arbusto, cerca viva ou trepadeiras. Algumas são sensíveis outras mais resistentes, quando for plantar, escolha uma variedade adequada a suas necessidades. Pode ser plantada através de semeadura ou de mudas. Sugiro que compre uma muda saudável em um viveiro para dar início ao seu cultivo de jasmim. 

Independente da variedade, o jasmim precisa de solo fértil e sol pleno ou pelo menos 6 horas de sol. Caso opte por vinhas ou trepadeiras, plante-as junto a suportes como pergolados ou treliças, ou encostadas na cerca da horta. Para garantir que o jasmim se fixe na treliça, pergolado, poste... amarre seu tronco frouxamente com um barbante guiando a planta para o alto.

Antes das primeiras florações faça regas diárias e uma vez por mês fertilize o solo com adubos orgânicos. Após a primeira floração, pode os galhos, deixando o jasmim no formato que desejar. Mas só realize a poda quando as últimas flores estiverem caindo, isto fará com que a planta se revigore e se prepare para uma nova floração.

Use as flores como decoração e aromatização de ambientes e os botões para fazer chás energizantes. Na horta ou no jardim, o cheiro exótico envolverá os ambientes de forma enebriante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário