quarta-feira, 20 de abril de 2016

Dia de Afofar a Terra

75% do bom desenvolvimento das hortaliças vem do preparo e cuidado com o solo. O restante é devido as regas e controle de pragas. Sem um solo fértil, as chances de se ter uma horta produtiva caem consideravelmente.

Você já aprendeu como preparar o solo antes do plantio, mas como manter a terra sempre produtiva? Fácil, tirando um tempinho para afofar a terra. E o momento certo para esta tarefa, é quando perceber que, ao regar os canteiros, a água demora muito para escoar. Isto pode ser sinal de terra compacta, argilosa ou empedrada. Isto acontece pela simples pressão da água das regas sobre o solo, junto com o "pisamento", em caso de canteiros no chão. 

Em pequenos vasos, você pode afofar a terra usando o cabo de uma colher ou um ancinho. Em canteiros grandes, use a enxada para seu trabalho render melhor. Como já há hortaliça plantadas, este afofamento deve ser superficial, de modo que não atinja as raízes das plantas. Cavoque toda a terra com cuidado, desfazendo torrões. É mais fácil e seguro para as raízes afofar o solo quando a terra estiver seca, pois fica mais maleável. 

Se sentir necessidade, aproveite para adubar o solo. Para finalizar, acrescente uma camada de cobertura morta e regue com suavidade. A cobertura morta retardará o endurecimento do solo e manterá uma temperatura agradável para as raízes das hortaliças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário