sábado, 23 de abril de 2016

Pimenta Biquinho

Eu ganhei uma muda de pimenta biquinho há 1 ano atrás. O pé se mantêm sempre carregadinho, e as sementes das pimentas maduras me renderam muitas mudas que distribuo com os amigos.

Eu amo pimenta. São tão bonitas, dão colorido para o ambiente, são gostosas e quando são semeadas germinam muito bem. É muito difícil se perder uma muda de pimenta. Elas são fortes, selvagens. Dá gosto cultivar.

Em casa tenho pimentas de várias espécies, mas hoje vou falar da biquinho. A Escala Scoville indica que seu nível de ardência é zero, mas discordo, ela é levemente picante. As flores desta pimenteira são brancas, os primeiros frutos nascem verdes, depois ficam amarelos, laranja e enfim vermelhos. Quando mais próximo ao vermelho, mais picante estará a pimenta desta variedade. 

O cultivo pode ser através de sementes ou mudas. Elas crescem rápido, e uma vez que tenha uma pimenteira produzindo, garanto que nunca mais faltará pimenta em sua horta. Veja o passo a passo de se cultivar pimenta através de um fruto maduro.

O processo é o mesmo do tomate:

  • Escolha uma pimenta bem madura, saudável e brilhante.
  • Corte-a ao meio.
  • Coloque-a em um copo com 4 dedos de água, cubra o copo com um plástico e leve a ambiente ensolarado para fermentar (2 ou 3 dias).
  • Após fermentar, escorra as sementes em uma peneira.
  • Lave bem, retirando todo fungo que se formou.
  • Deixe as sementes descansando por 20 minutinhos em uma solução de meio copo de água e 4 colheres de vinagre (para cauteriza-las).
  • Escorra-as novamente na peneira e leve para secar em ambiente fresco e seco.
  • Quando estiverem bem secas, pode plantar.
Eu gosto de plantar em sementeiras, onde coloco duas sementes em cada repartição e depois que germinam eu elimino a mais fraca. Regue com borrifador pela manhã e cubra a sementeira com um plástico transparente até que germinem. O plástico potencializa a germinação.

A pimenta, depois de seca, é muito fértil. Basta cair no solo e já germina. Mas usando esta técnica mais trabalhosa de fermentação você garantirá uma planta mais saudável e carregada. Eu garanto pelas experiências que fiz.

Um comentário: