segunda-feira, 9 de maio de 2016

Vasos Biodegradáveis Caseiros

Uma das principais causas de perda de mudas durante o transplante é o trauma de raízes. Ocorre quando se tira a muda da sementeira para o local definitivo de plantio, e neste processo as raízes são machucadas, ou dobradas ou até mesmo totalmente perdidas. Um outro fator é quando a muda sai do ambiente em que está acostumada (da sementeira) para um solo diferente, e fica debilitada neste processo de transição.

A solução é simples, ecológica e reciclável. Use vasos biodegradáveis. 

Vasos biodegradáveis são aqueles cuja composição física se decompõe quando em contato com o solo, sendo ideais para o plantio de mudas, pois podem ir diretamente para o solo, sem o risco de danificar as novas raízes durante e após a realocação.

Existem vários tipos de vasos biodegradáveis, inclusive para comprar em lojas agropecuárias, mas hoje vou ensinar dois tipos que uso e que qualquer pessoa tem em casa: de casca de ovos e de rolo de papel higiênico. 

Para os vasos de casca de ovos: 
  • Quebre a parte superior do ovo e retire todo o seu conteúdo.
  • Lave bem o interior do ovo, retirando a película protetora que envolve a casca.
  • Preencha as cascas com substrato, plante as sementes que desejar (o ideal é 2 sementes por casca)
  • Acomode os vasinhos de casca de ovo em um ambiente propício para germinação (com boa incidência de luz solar).
Para os vasos de rolo de papel higiênico:
  • Guarde a parte interna do papel higiênico, aquela feita de papelão.
  • Quando tiver uma boa reserva, recorte jornais e introduza no interior do rolo para fazer o "fundo" do vaso (tem que ser de jornal mesmo, porque se decompõe mais rapidamente).
  • Preencha os rolos com substrato e plante as sementes que desejar.
  • Acomode em ambiente propício para germinação.
Os dois modelos de vasos sementeiras são bastante frágeis. Deixe em local onde não tenha acesso de curiosos e regue diariamente com borrifador. Quando as sementes germinarem e estiverem com 4 folhinhas, pode transplantar o vasinho no solo, em local definitivo. Faça um buraco na terra, do mesmo diâmetro do vaso, e acomode o vasinho lá. No caso do vaso de casca de ovo, costumo quebrar com gentileza a parte debaixo para facilitar a libertação das raízes. 

Um outro ponto positivo dos vasos degradáveis é que eles oferecem nutrientes ao solo durante o processo de decomposição.

*Fonte das imagens dos vasos de casca de ovos: http://www.hortazen.com.br/

Um comentário:

  1. Era um tema de uma pesquisa e este site foi o único confiável prbns valeu ajudou bastante agradecimentos

    ResponderExcluir